Mestrados e Doutorados no Exterior

Infelizmente grande parte das Universidades Públicas do Brasil possuem critérios “subjetivos” para a admissão em cursos de Mestrados ou Doutorados. A meritocracia não é algo muito valorizado, e na prática, apenas aqueles que já conhecem algum professor, ou provável orientador conseguem ser admitidos em tais cursos. Por outro lado, um curso de Mestrado ou Doutorado nas Universidades Privadas costumam ter um custo altíssimo e demandar grande tempo de dedicação, o que impossibilita, por exemplo, que o estudante trabalhe período integral para pagar seus estudos.

 

Neste contexto, os Mestrados e Doutorados no Exterior  acabam sendo uma boa opção. É claro que alguns cuidados devem ser levados em consideração, visto que, após finalizado o curso o mesmo terá que ser validado no Brasil. Mas os trâmites não são tão complexos, desde que, durante o curso o estudante tenha registros da permanência no exterior, como carimbos no passaporte, recibos do hotel, etc. Além de ter escolhido uma faculdade com boa estrutura.

 

Outro ponto que ajuda muito na validação do título é a escolha de um Co-orientador brasileiro, porque assim, do ponto de vista científico, você terá sido orientado conforme as normas brasileiras também. As universidades da Argentina e do Paraguay são as mais procuradas, e também as que possuem maior número de títulos validados. Além disso, são universidades mais antigas que já possuem uma estrutura física invejável, quando comparado às universidades brasileiras, por exemplo.

 

O trabalho de conclusão de Curso em Mestrado, ou a Dissertação de Mestrado, também pode abordar uma pesquisa aqui no Brasil, assim, submetendo o trabalho na plataforma Brasil, registrando devidamente o projeto de pesquisa e realizando toda a metodologia exigida não haverá problemas para obter seu título de mestre ou doutor à um custo bem mais em conta, e com excelente estrutura de ensino.

 

Algumas empresas que atuam como facilitadores dos cursos no Brasil são a Iesla e a Ágora.

 

O Monografias & Trabalhos já atua há mais de 10 anos auxiliando alunos de mestrado e doutorado no tabelamento dos dados e formatação de teses e dissertações, nos formatos APA, Vancouver e ABNT.