Como fazer um Portfólio Reflexivo

Não existe um padrão determinado para execução de um portfólio reflexivo, por este motivo vários estudantes se sentem perdidos ao necessitarem realizar essa tarefa, aqui vão algumas sugestões, que deverão ser adequadas ao orientado pelo seu professor ou tutor.

PREPARANDO PARA A REALIZAÇÃO DO PORTFÓLIO

1) Tenha a noção de que portfólio é um conjunto de trabalhos, ou coletânea de relatos, então ao logo do período de execução separe um caderno e a cada nova atividade coloque Título, data e uma breve descrição (isso facilitará a sua vida na execução final do portfólio).

2)Sempre que possível tire fotos (lembre-se que em casos de estágios com pacientes FOTOS SÃO PROIBIDAS).

3) Nos seus relatos de cada atividade procure sempre destacar o que você considerou positivo e negativo da atividade (não critique muito, isso poderá diminuir sua nota caso o professor não seja profissional o suficiente para ser imparcial).

Se você quis dizer, por exemplo:

“Detestei a atividade porque as pessoas ficaram com vergonha, não houve respeito à privacidade de cada detenta”

(Em caso de relato de Serviço Social em Presídio Feminino)

Melhore sua escrita dizendo:

“Acredito, que nas próximas atividades poderia ser melhor resguardada a privacidade das detentas, visto que algumas pareciam estar pouco à vontade, o que pode ter prejudicado a coleta de informações”

Você conseguiu dizer a mesma coisa, mas não foi agressivo (a) e mostrou o seus motivos para sugerir a mudança.

4)Lembre-se que esses pontos positivos e negativos constarão no seu caderno de rascunho, no portfólio final poderá constar apenas: “Considerações sobre a atividade”, não utilizando as expressões “positivo” ou “negativo”.

REALIZANDO UM PORTFÓLIO

A estrutura básica de um portfólio reflexivo é a seguinte:

  • Capa
  • Folha de Rosto
  • Breve relato sobre você, a escolha do curso, características pessoais (concentre-se no básico acadêmico, leituras, cursos, naturalidade, nada muito pessoal).
  • Introdução: Sugiro utilizar algumas referências de artigos sobre portfólio na introdução, enriquece e dá melhor embasamento teórico.
  • Atividade 1
  • Atividade 2… e assim por diante.
  • Conclusões
  • Referências

Existem faculdades que exigem os portfólios manuscritos, outras aceitam digitados, mas comumente são entregues em pastas com plásticos individuais (de preferência pasta preta, ok?!)

 

Espero ter ajudado…
E não se esqueçam, realizamos consultoria acadêmica completa, formatação de trabalhos acadêmicos e montagem de portfólios
E-mail: trabalhos@monografiasetrabalhos.com.br